EM QUE CREMOS

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A CEFIP defende os ensinamentos do Cristianismo, conforme ministrado por Jesus Cristo, proclamados pelos apóstolos e defendidos pelos Pais da Igreja, claramente expressos nos Credos: Apostólico e Niceno, e exemplificados pela Igreja não dividida, durante o primeiro milênio de sua existência.

Cremos que todos estes fatores juntos, com Jesus em primeiro lugar, contenham o depósito significativo da fé e da ordem que foi entregue à Igreja.

Teologicamente, a CEFIP está em plena comunhão com as Igrejas que professam as doutrinas necessárias da Fé, crê que a graça de Deus é manifesta nos dois Sacramentos ordenados por Cristo: o Batismo e a Eucaristia, e está presente também nos cinco Ritos Sacramentais: Confirmação, Confissão, Matrimônio, Ordens Sacras e Unção dos Enfermos.

Com os seus postulados, a CEFIP apresenta-se como uma "PONTE" de ligação entre as Tradições Reformadas, o Catolicismo Ocidental e a Ortodoxia Oriental.

Não mantém companheirismo com aqueles que negam os pontos essenciais da fé, aqueles que gostariam de remover os marcos antigos, conforme Prov. 22.28. Uma vez que o ecumenismo, na CEFIP, é centrado em Cristo e no seu Evangelho.

Pontos fundamentais da nossa fé:

• A importância das Sagradas Escrituras, não apenas na pregação, mas também na leitura pública, nos estudos pessoais e na aplicação na vida diária.

• A importância dos Sacramentos como meios de manifestar a graça de Deus.

• A importância de a Igreja ter a consciência de seu papel no mundo, como continuadora do ministério de Cristo.

• A doutrina da salvação pela graça, conforme defendida pelos Reformadores.

• A presença REAL e OPERACIONAL do Espírito Santo conferindo dons e sinais aos cristãos para serviço e testemunho no mundo.

Neste sentido, a CEFIP é completamente ortodoxa, completamente evangélica, completamente sacramental e completamente pentecostal.

PRÁTICAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO

O ponto de partida para a organização da Comunhão do Ministério Filhos da Promessa, foi o posicionamento anti-bíblico e pecaminoso de algumas denominações cristãs, em relação ao homossexualismo e ao aborto indiscriminado (entre outros), sem levar em conta os ensinos bíblicos sobre os assuntos referidos. Firmou-se ao Ministério Filhos da Promessa, também, na fiel obediência à sã doutrina do Senhor Jesus Cristo.

Em geral, espera-se dos membros da CEFIP um comportamento ético, moral e religioso por palavras e atos, de conformidade com a mente de Cristo, e de acordo com ensinos dos Evangelhos.

É dever dos membros desta Igreja buscar sempre a oportunidade para o serviço e adoração ao Senhor. O bom relacionamento com os demais irmãos, a prática das virtudes cristãs e os exercícios espirituais, tais como: jejum, intercessão e meditação são altamente recomendáveis para a manutenção da saúde espiritual da Igreja.

Também a prática do dízimo, é exercida na Igreja, como padrão bíblico para o apoio financeiro às Paróquias e demais atividades eclesiásticas.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A CEFIP é uma Comunhão Episcopal, ou seja, seu governo é dirigido por um Bispo. O governo episcopal é válido e apostólico; não é, simplesmente, uma opção, mas uma prática muita bem definida no Novo Testamento. Porém, longe de serem apenas administradores, os bispos do Ministério Filhos da Promessa são, antes de tudo, Pastores. Através dos Cânones, os Bispos devem ser reitores de suas próprias Paróquias.

Quanto ao exercício do Episcopado, os Cânones da nossa comunhão nos levam a concluir que:

• a) EM HIPÓTESE ALGUMA O BISPO é alguém eleito por conchavos, alianças, promessas políticas e negociações;

• b) EM HIPÓTESE ALGUMA um Bispo pode assumir um comportamento sistemático de fragmentação e desagregação do rebanho, pois ele mesmo está sob a direção de um colegiado. Um Bispo Diocesano não é um "senhor feudal" a exercer despoticamente o seu poder. Enfim, ele não é intocável. Existem instrumentos para proteger o rebanho de um mal Bispo e ao mesmo tempo manter a dignidade do ofício;

• c) EM HIPÓTESE ALGUMA o Bispo poderá defender posições públicas pessoais ou praticar atos que venham a ferir a ética e a consciência da coletividade. Um Bispo da Comunhão da Igreja Episcopal do Evangelho Pleno não defende e nem realiza uniões homossexuais, não publica ou faz pronunciamentos públicos sem consulta e assentimentos consensual do Clero.

• d) EM HIPÓTESE ALGUMA um Bispo de nossa Comunhão poderá fazer afirmações que firam a tradição da fé cristã, tais como a negação da divindade de Cristo, da sua ressurreição, etc.

Junto com o aspecto administrativo do episcopado, é um principio fundamental de nossa Igreja que o governo aconteça por consenso, debaixo da direção do Espírito Santo.

A nível internacional, o Conselho do Patriarca e a Câmara dos Bispos, igualmente, atuam sempre através da oração, buscando a unidade descrita em Atos 15, referindo-se ao Concílio de Jerusalém.

Este mesmo processo de buscar o CONSENSO acontece dentro de cada território internacional ou igreja nacional, de cada Diocese debaixo da autoridade de seu Bispo, e dentro de cada Paróquia debaixo da autoridade de seu Reitor e do seu Conselho Paroquial. A denominação, como um todo, é governada pelos Cânones da Igreja Episcopal do Evangelho Pleno.

O Ministério Filhos da Promessa reconhece e mantém o tradicional e bíblico Ministério Ordenado, através da imposição de mãos para consagrar Bispos, Presbíteros e Diáconos, entende que, com isso, recupera dentro do movimento carismático, o que está expresso em Efésios 4.11-13, no que se refere aos dons de apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre para a edificação da Igreja de Cristo até a Sua vinda. Estes dons estão presentes na CEFIP, no meio do Clero, dos Leigos e em toda Paróquia saudável.

PAPEL DO MINISTRO

De acordo com os Cânones, o Clero da Igreja é composto dos ministérios ordenados de Bispo, Presbítero e Diácono, que servem, em Sucessão Apostólica, debaixo da liderança espiritual de Jesus Cristo. São reconhecidos outros tipos de ministério comissionado, exercido pelos leigos, de forma que o sacerdócio de todos os cristãos é exercitado dentro da Igreja inteira.

O Clero ordenado é responsável pelos ministérios litúrgicos, sacramentais e pedagógicos da Igreja. O clero da CEFIP é chamado a equipar e conduzir a Igreja, Corpo de Cristo, a oferecer a Deus os sacrifícios de louvor e ações de graças por todas as bênçãos recebidas.

Espera-se que os Clérigos atuem como conselheiros bíblico-pastorais, mestres e incentivadores, levantados por Deus para conduzir os leigos nos serviços da Igreja.

Cabe lembrar que o Ministro Ordenado tem a primazia na condução dos serviços do altar.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Em relação ao movimento geral de muitas Igrejas e denominações para o ecumenismo, cabe mencionar o seguinte:

• A CEFIP ordena mulheres ao diaconato, presbiterato e episcopado.

• Clérigos e leigos podem participar de atividades ecumênicas, tais como estudos bíblicos e outras atividades.

• A celebração da Mesa do Senhor (Eucaristia) é aberta a todos os cristãos que crêem no Sangue de Cristo e que tenham passado pelo primeiro sacramento (batismo).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:

É uma Igreja CATÓLICA - Isto é, uma Igreja universal. O termo católico significa universal porque sua missão principal é a de lutar pelo estabelecimento do Reino de Deus entre os homens, em todos os lugares e em todos os tempos.

É uma Igreja REFORMADA - que se reformou e procura aperfeiçoar-se. Incorporou os princípios bíblicos da Reforma Protestante do Século XVI. Como um corpo vivo busca não dormir em seus louros de vitórias, procura não envelhecer, mas renovar-se continuamente.

É uma Igreja BÍBLICA - adora a Deus e entende que a Bíblia é a chave para compreender a revelação divina aos homens, tanto no passado como no presente. Aceita a Bíblia (66 LIVROS) como um livro da Igreja, escrito por homens, sob a inspiração de Deus e que, neste sentido, é único.

É uma Igreja DEMOCRÁTICA - onde todos têm direito de expressão, mesmo sendo minoria. A Igreja é a comunhão de todos os membros que fazem parte do Corpo de Cristo.

É uma Igreja para PESSOAS LIVRES, CONSCIENTES - Ela não anula a inteligência de seus membros, mas se expressa pela manifestação consciente de todos eles. Não há lugar para fanáticos. Todos levamos em nós a marca da Graça e livremente devemos expressá-la, conformando-nos, porém, com a ordem e a tradição cristãs.

É uma Igreja QUE SE PREOCUPA com a vida diária dos seus membros: onde vivem, como vivem. Uma preocupação integral com a vida social, política, moral e espiritual dos seus fiéis e das outras pessoas também.

É uma Igreja LITÚRGICA - na verdade todas as Igrejas são litúrgicas. A característica episcopal está em que a liturgia é ordenada, organizada. Procura adaptar-se aos locais e épocas onde é atuante.

É uma Igreja que se considera PARTE DA IGREJA CRISTÃ e não a única "dona da verdade". Mas, sendo parte da Igreja cristã e sendo inclusiva, procura mostrar como deverá ser a Igreja Cristã do futuro. É uma Igreja Evangélica, mas crer na reunião dos que em Cristo são diferentes.

OS MEMBROS DESTA IGREJA CRÊEM:

Na Santíssima Trindade, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, um só Deus Eterno, Amoroso, Poderoso e Onisciente;

Aceitam os 66 livros canônicos do Antigo e Novo Testamento como a verdadeira Palavra de Deus, a única regra de fé e conduta cristãs, suficiente para a salvação, suprema em sua autoridade, pela qual a Igreja deve sempre se reformar e julgar suas tradições;

Crê que o homem pecador e culpado, é justificado por Deus, tendo por base apenas a morte expiatória de Cristo, somente pela fé e que as boas obras de um santo viver seguem a justificação como sua própria evidência;

Reconhecem a Jesus Cristo como único e todo suficiente mediador entre Deus e os homens e Sua morte como o único sacrifício pelos pecados.

Crêem nos dois Sacramentos: Comunhão (Ceia do Senhor) e Batismo como instituídos e autorizados pelo próprio Senhor Jesus.

Reconhecem os cinco Ritos Sacramentais ou ainda, também, chamados Ordenanças Sacramentais: Confirmação, Confissão, Sagradas Ordens, Matrimônio e Unção dos Enfermos - como parte da vida regular dos fiéis, trazendo a sanção e o favor de Deus para suas vidas;

Aceitam o sacrifício expiatório de Cristo na cruz, feito uma só vez para sempre, em favor de todos os que n'Ele crêem e O aceitam;

Crê no livre acesso do pecador a Deus pela fé e na oração tendo Cristo como o único mediador;

Crê na eficácia da oração pessoal, coletiva ou intercessória como hábito recomendável de refrigério para a vida espiritual e aceitável por Deus;

No dever das boas obras feitas com amor, as quais não se tornam veículos de salvação, mas expressões concretas de uma vida de fé;

Na regeneração ou novo nascimento espiritual, pelo arrependimento do pecador e obra do Espírito Santo;

Na autoridade da Igreja, a qual jamais perecerá e está representada nas primitivas e históricas Ordens de Bispos, Presbíteros (Pastores) e Diáconos;

Na utilidade da assistência regular aos Ofícios Divinos realizados na língua do povo e por Ministros que representam à autoridade Apostólica e são chefes dos seus próprios lares;

No conteúdo dos Credos Apostólico e Niceno, inspirados sumários da fé universal dos cristãos e aceitos desde os primeiros séculos de nossa era;

Na construção constante da Igreja baseada no testemunho da Bíblia, dos Credos e da Tradição, interpretados pela razão e sujeitos sempre a orientação do Espírito Santo.

UM CHAMADO À MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA

Finalmente a CEFIP encoraja os evangélicos a resgatar a visão holística da missão de um cristão verdadeiro neste mundo. O testemunho das Escrituras é que, devido ao pecado, nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo, com o próximo e com a criação foi rompido. Através do sacrifício de Cristo na cruz, foi possível resgatar este relacionamento.

Onde a Igreja tem sido fiel a este chamado, ela tem proclamado a salvação pessoal, tem sido um canal da cura divina aos necessitados físicos, emocionais e tem procurado justiça para os oprimidos e abandonados.

Assim, nós conclamamos a Igreja a participar dessa atividade salvadora de Deus, através da prática e da oração, lutando por justiça social e liberdade aos oprimidos, com vistas à salvação no novo céu e nova terra escatológica.

Formar em cada Paróquia uma comunidade terapêutica de amor, bem como enfatizar o ensino da Bíblia e das doutrinas cristãs é a grande diferença que a IEFP tem vivenciado. Ninguém será membro desta Igreja sem logo conhecer a Palavra de Deus para poder servi-lo melhor.

RAZÃO DO NOME DA CEFIP

A adoção do nome Convenção Eclesiástica Filhos da Promessa (CEFIP) teve por objetivo evitar qualquer adjetivação que viesse restringir sua plenitude agregadora de todos os focados na linha evangélica e redentora através das promessas bíblicas. É nosso propósito que o Ministério Filhos da Promessa, pelo Espírito Santo, siga para que possa exercer o testemunho do Evangelho entre todos os homens e países. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia!



 

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